terça-feira, 11 de maio de 2010

Os dois lados para a realização dos objetivos

Extroversão: A capacidade que temos de nos projetarmos para fora de nós mesmos e interagirmos com o meio é algo de fundamental importância para a concretização de objetivos. A extroversão, quando bem trabalhada, gera disposição, motivação e ótima capacidade de relacionamento com outras pessoas.

A vitalidade e energia exacerbadas que essa habilidade proporciona, são essenciais para darmos continuidade às ações que nos levarão aos nossos objetivos. Lembremo-nos que realizações são frutos de ações continuadas e isto só acontece quando há força suficiente para mantê-las.(...)

Introversão: Nascemos com a propriedade da imaginação e com a necessidade de, vez por outra, mergulharmos nesse mundo lindo e vasto que é o universo interior. Essas atitudes introspectivas são inerentes a todos os seres humanos, mais desenvolvidas em alguns que em outros. Saber voltar-se para dentro e conhecer-se mais a si mesmo é atitude imprescindível para aquele que deseja a concretização de seus sonhos.

A imaginação contribui muito para as realizações, pois quando você consegue se visualizar fazendo o que deseja já está bem perto de concretizar isto. Uma pesquisa feita com atletas de alta performance, líderes em seus respectivos esportes, mostrou que todos eles, sem exceção, se visualizavam vencendo antes das competições. (...) 

Saber observar-se e aprender com seus erros, para melhorar como pessoa, aumenta a sua capacidade realizadora. Conhecer-se mais, a partir de auto-observação, gera confiança em si, pois sabendo exatamente o que queremos, teremos mais capacidade de manter ações disciplinadas e constantes até a concretização de tudo o que desejamos. (...)

A harmonia das duas partes:
Como diz meu amigo Robert Wong, ´´O sucesso está no equilíbrio´´. Na habilidade de equalizar essas duas funções psicológicas:
Extroversão - que nos manterá motivados, com a energia lá em cima e com uma quantidade enorme de parceiros para nos apoiar e;
Introversão – que proporciona o autoconhecimento, o foco e ações executadas de forma constante e disciplinada, sem perdermos de vista o que queremos, que possibilitará a colocação de cada tijolo na concretização dos nossos objetivos.
A extroversão pode ser comparada à comemoração e alegria de um gol, que de tão contagiante nos estimula a querer repetir tal experiência. Essa dádiva, no entanto, só acontecerá com a sua contraparte, a disciplina tática e o empenho, simpáticos à introversão. Observe-se mais para perceber quais dessas duas capacidades você precisa melhorar para antes de tudo ser uma pessoa mais completa e depois realizar tudo o que deseja.

Texto extraído do blog do instrutor Daniel de Nardi, veja mais: http://www.assimfaloudenardi.com/2007/05/os-dois-lados-para-realizao-dos.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário. Equipe Método DeRose - Unidade Trindade